sexta-feira, 29 de julho de 2011

TECNOLOGIAS NO COTIDIANO: DESAFIOS À INCLUSÃO DIGITAL




Olá, cursista,
É com grande alegria e satisfação que iniciamos o Curso Introdução à Educação Digital. Esse curso integra um conjunto de políticas públicas voltadas à inclusão digital . Fazendo este curso você estará participando deste processo formativo enquanto aprende sobre mídias e tecnologias e maneja algumas ferramentas de produção disponíveis nos computadores.
Ao mesmo tempo em que aprende como usar estas ferramentas, é importante, e vamos convidá-lo para isso, que você já comece a refletir sobre as mudanças que elas possibilitam na sua trajetória pessoal e profissional. Mas, antes, sobre como elas já vêm afetando nosso mundo e sobre como devemos agir para ter algum controle sobre tais mudanças.
A chegada das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na escola nos traz desafios e problemas. As soluções vão depender do contexto de cada escola, do trabalho pedagógico que nela se realiza, de seu corpo docente e discente, de sua comunidade interna e externa, dos propósitos educacionais e das estratégias que propiciam aprendizagem.
Com isso, reflita!

Precisamos compreender a realidade em que atuamos e planejar a construção dos novos cenários pelos quais aprendemos, ensinamos, consumimos, enfim, onde vivemos e nos relacionamos. Não há só um caminho, nem uma só solução – ao contrário, há uma gama de possibilidades e poderemos até encontrar novas respostas para velhas perguntas.
TECNOLOGIAS NO COTIDIANO: DESAFIOS À INCLUSÃO DIGITAL

Nesta primeira unidade vamos iniciar esta reflexão, ao mesmo tempo em que vamos tomando contato com algumas destas novas ferramentas, compreendendo como interagir com elas, com suas interfaces, suas possibilidades, conceituando-as e nos apropriando da linguagem da área. Faremos leituras, assistiremos a vídeos, navegaremos em páginas da Internet, publicaremos nossas ideias num fórum virtual. Vamos também conhecer alguns bons casos de uso da tecnologia digital na escola. Muita coisa?! Não se preocupe, estamos juntos.
Além desta reflexão e do contato inicial com o computador, nesta unidade vamos também iniciar o Projeto Integrado de Aprendizagem, que estruturará a maioria das nossas atividades durante todo o curso.
Reveja os objetivos da Unidade 1. É importante que ao final desta Unidade você faça uma autoavaliação a partir dos objetivos de aprendizagem propostos. Registre suas trajetórias, suas dificuldades, avanços e desafios. Esta pode ser uma estratégia importante para analisar a sua caminhada neste processo formativo.
E já que estamos tratando de objetivos, veja a imagem ao lado. É um bom momento para refletir sobre a sua trajetória como educador e possíveis caminhos que deseja construir!!! Agora é com você...
TECNOLOGIAS NO COTIDIANO: DESAFIOS À INCLUSÃO DIGITAL
As tecnologias são produto e meio da relação do homem com a natureza. Vivemos em um cenário de grandes transformações sociais e econômicas. Essas transformações estão revolucionando nossos modos de produção, de comunicação e de relacionamento, e produzindo um intenso intercâmbio de produtos e práticas socioculturais. Nesse contexto globalizado, as novas mídias e tecnologias invadem nosso cotidiano.
Como devemos, então, proceder na escola para enfrentar os problemas e desafios que se nos apresentam? Essa é uma pergunta complexa. Para respondê-la precisamos entender melhor as relações entre tecnologia e sociedade e destas com a escola. Para tal propomos a realização da atividade 1.
TECNOLOGIAS NO COTIDIANO: DESAFIOS À INCLUSÃO DIGITAL

Atividade 1: Tecnologia na escola e na sociedade
Esta atividade se constitui, inicialmente, da leitura do texto que segue e da elaboração de um pequeno texto com a análise do cenário de inserção dos computadores no cotidiano pedagógico de uma escola. Ela é composta de três momentos:

Momento 1: Leitura do texto;
Momento 2: Elaborando o seu texto;
Momento 3: Discussão presencial com seus colegas e formadores.

Nas páginas seguintes, cada um desses momentos será detalhado.

TECNOLOGIAS NO COTIDIANO: DESAFIOS À INCLUSÃO DIGITAL
Atividade 1.1: Momento 1 – Leitura do texto.
Enquanto estiver lendo, nós iremos lhe sugerindo uma série de momentos e questões para reflexão. Em cada um deles anote as ideias, questionamentos e dúvidas que forem surgindo. Isso vai ser importante no prosseguimento da atividade.
Momento 2 da Atividade 1.1.
TECNOLOGIAS NO COTIDIANO: DESAFIOS À INCLUSÃO DIGITAL
Atividade 1.1: Momento 2 – Elaborando o seu texto
Agora que você já terminou a leitura e já discutiu as idéias principais no fórum de discussão, pense se conhece algumas escolas que possuem laboratórios de informática. Elabore, então, em dupla (par) um pequeno texto descrevendo como o laboratório é utilizado. Considere os seguintes aspectos:
  • Quem usa o laboratório? O que os alunos fazem no laboratório? Os alunos gostam de trabalhar com os computadores?
  • Foi ou não criada uma disciplina de informática na escola?
  • Que mudanças a chegada do laboratório trouxe para essa escola em geral?

Continue a construção do seu texto analisando o modo como a tecnologia está sendo utilizada nessa escola.

Procure basear sua análise nas reflexões que a leitura do texto lhe proporcionou. Sinta-se livre para incluir o que julgar necessário na sua análise. Sugerimos considerar alguns aspectos:
  • O uso das TIC na escola conhecida está promovendo ou não a capacidade dos alunos de serem críticos, criativos e “cuidantes” (como diz Leonardo Boff)? Por quê?
  • Esse uso está promovendo ou não uma aprendizagem significativa e crítica? Por quê?
Se você não conhece nenhuma escola que já faça uso das TIC, deve então construir um pequeno texto com alguns parágrafos desenvolvendo alguma idéia ou questionamento que a leitura lhe suscitou. Ou, se preferir e houver tempo e oportunidade, você poderia visitar uma escola próxima que possui esses recursos e, entrevistando os seus professores e funcionários, coletar as informações necessárias.

TECNOLOGIAS NO COTIDIANO: DESAFIOS À INCLUSÃO DIGITAL
Atividade 1.1: Momento 3 – Discussão presencial com seus colegas e formadores

Após ter lido, refletido e ter expressado suas reflexões num texto, prepare-se para discutir com os seus colegas e formadores elegendo aspectos relevantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário