sexta-feira, 29 de julho de 2011

Proinfo Curso Introdução à Educação Digital(40h) -


Apresentação Este curso é voltado à formação de professores e gestores da educação, visando ampliar sua aprendizagem sobre mídias e tecnologias, manejo de computador e de alguns programas no ambiente Linux Educacional e ainda a busca de possibilidades de aproveitá-la no cotidiano e na prática pedagógica.

Objetivo Contribuir para a inclusão digital de profissionais da educação, buscando familiarizá-los, motivá-los e prepará-los para a utilização significativa de recursos de computadores (sistema operacional Linux Educativo e softwares livres) e recursos da internet.
Estrutura e Organização O curso foi organizado em unidades de estudo e prática, em turmas de 30 cursistas. Cada unidade prevê atividades de aprendizagem, envolvendo conceitos, procedimentos, reflexões e práticas para 4 horas semanais distribuídas em: encontros presenciais semanais de 2 horas; e estudo a distância, guiado pelas unidades de estudo e prática, de 2 horas por semana. Total de horas do Curso Introdução à Educação Digital: 40h.
Conteúdo
Unidade 1: Noções básicas de hardware, software e aplicativos. Identificar os componentes do computador. Conhecer os recursos de utilização do mouse e teclado. Trabalhar os recursos e configurações do ambiente gráfico do KDE.
Unidade 2: Tecnologias no cotidiano: desafios à inclusão digital Conceituar o que são mídias e tecnologias e a evolução desses conceitos. Refletir sobre a utilização e a importância dos computadores e da Internet na sua vida e na educação. Conhecer alguns recursos básicos do computador. Elaborar um texto contendo reflexões sobre o papel da tecnologia na sua vida e na formação de professores e gestores escolares.
Unidade 3: Elaboração e edição de textos – parte 1 Utilizar o editor Writer, do BrOffice, para editar textos, inserir tabelas e gráficos, criar referências das fontes para imagens e citações retiradas de materiais de outros autores, salvar documentos e exportar documentos, como arquivos html. Conscientizar sobre o cuidado com os direitos autorais, citando sempre as fontes de onde foram retirados os materiais (trechos de textos, citações, imagens, tabelas, etc.) que utilizamos.
Unidade 4: Apresentação para nossas aulas Refletir sobre os efeitos que uma apresentação produz sobre os participantes e sobre sua aprendizagem. Identificar características da linguagem visual que os softwares permitem aproveitar ao preparar apresentações. Conhecer os recursos do site Slideshare. Criar uma apresentação de slides usando um plano de trabalho e os recursos básicos do BrOffice Impress. Transformar slides em panfletos, folhetos explicativos ou folhetos de eventos e em cartazes sobre um tema voltado para a escola em que atua.
Unidade 5: Solução de problemas com planilhas eletrônicas Criar planilhas eletrônicas. Refletir sobre o potencial das ferramentas do software Calc na sistematização de dados para solucionar problemas concretos.
Unidade 6: Navegação, pesquisa na Internet e segurança na rede Navegar pela Internet com o software livre de navegação, prevenindo-se de riscos. Refletir sobre a importância da navegação na Internet na sua vida e na educação. Identificar procedimentos de segurança na web. Utilizar recursos básicos e simples para realizar pesquisa na Internet. Armazenar os sites visitados no recurso FAVORITOS do navegador. Exportar textos como arquivo PDF no editor de texto. Salvar o documento com outro nome no editor de texto.
Unidade 7: Comunicação mediada pelo computador: correio eletrônico Elaboração e edição de textos – parte 2 Criar conta de e-mail num provedor gratuito. Enviar mensagens eletrônicas pelo webmail. Refletir sobre as possibilidades de utilização do correio eletrônico nas atividades escolares. Elaborar texto cooperativo por meio do correio eletrônico. Enviar mensagens eletrônicas com anexos. Utilizar o Google Documents. Identificar outros serviços de editoração disponíveis na Internet.
Unidade 8: Debate na rede: bate-papo, lista, fórum de discussão e netiqueta Utilizar ferramentas de comunicação. Listar e distinguir as ferramentas de comunicação via Internet: bate- papo (chat), fórum, lista de discussão. Refletir sobre as transformações que essas ferramentas de comunicação provocam na sala de aula e na interação professor/aluno. Elaborar texto contendo as reflexões sobre as várias ferramentas de comunicação. Elaborar proposta de utilização pedagógica das ferramentas aprendidas. Conhecer procedimentos de segurança e etiqueta para comunicação na Internet.
Unidade 9: Cooperação e interação em rede Refletir sobre a relação entre tecnologias e seus reflexos sobre a aprendizagem. Refletir sobre as possibilidades de interação e interatividade na rede mundial de computadores, colaborando na produção de documentos textuais. Incorporar em documentos e apresentações de slides, videos de sites que prestam serviço de armazenamento. Utilizar ferramentas do software BrOffice impress para criar e publicar textos no formato html para web.
Unidade 10: Criação de blogs Conhecer características dos blogs. Criar um blog. Visitar blogs de colegas e outras pessoas como repertório de possibilidades de escrita digital. Refletir sobre o impacto dos blogs sobre a aprendizagem e a comunicação. Utilizar blogs em atividades de prática pedagógica.
·       Unidades de estudo do curso: Introdução a Educação Digital
·       Unidade 1: Tecnologias no cotidiano: desafios a inclusão digital.
·       Unidade 2: Navegação, pesquisa na Internet e segurança na rede.
·       Unidade 3: Comunicação mediada pelo computador : Correio Eletrônico.
·       Unidade 4: Debate na rede: bate papo, lista e fórum de discussão, netiqueta.
·       Unidade 5 : Elaboração e edição de textos.
·       Unidade 6: Apresentações para nossas aulas.
·       Unidade 7: Criação de blogs.
·       Unidade 8: Cooperação e interação em rede.
·       Unidade 9 : Solução de problemas com planilhas eletrônicas.
·       Estrutura e Organização
·       Cada unidade prevê atividades de aprendizagem, envolvendo conceitos, procedimentos, reflexões e práticas que estão divididas: 24 horas presenciais , e 16 horas a distância. Assim distribuídos:
·       Um encontro presencial semanal de 3h.
·       Estudo a distância guiado pelas unidades do estudo e prática e atividades.





Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário